A _ cor _ dar , é preciso !


domingo, dezembro 24, 2017

Côr de Natal de Jesus




























Mulheres atarefadas
Tratam do bacalhau,
Do peru, das rabanadas.
 Não esqueças o colorau ,
O azeite e o bolo-rei !
Está bem , eu sei  ! 
E as garrafas de vinho ?
Já vão a caminho ! 
Oh mãe , estou pr'a ver
Que prendas vou ter.
Que prendas terei ?
Não sei , não sei ... 

Num qualquer lado ,
Esquecido, abandonado ,
O Deus  Menino
Murmura baixinho  . . .
Então e eu ,
Toda a gente me esqueceu ?

Senta-se a família
À volta da mesa.
Não há sinal da cruz ,
Nem oração ou reza .
Tilintam copos e talheres.
Crianças , homens e mulheres
Em eufórico ambiente.
Lá fora tão frio ,
Cá dentro tão quente .

Algures esquecido ,
Ouve-se Jesus dorido . . .
Então e eu ,
Toda a gente me esqueceu ?

Rasgam-se embrulhos ,
Admiram-se as prendas ,
Aumentam os barulhos
Com mais oferendas .
Amontoam-se sacos e papeis
Sem regras nem leis . 


E Cristo Menino
A fazer beicinho . . .

Então e eu ,
Toda a gente me esqueceu
?

O sono está a chegar.
Tantos restos por mesa e chão .
Cada um vai transportar
Bem estar no coração .
A noite vai terminar ,


E o Menino , quase a chorar . . .
Então e eu ,
Toda a gente me esqueceu


Foi a festa do Meu Natal
E , do princípio ao fim ,
Quem se lembrou de mim
?
Não tive tecto nem afecto .

Em tudo , tudo , eu medito
E pergunto no fechar da luz . . .


 Foi este o Natal de Jesus 
?!





 
 


João Coelho dos Santos 

imagem_  CatrinWelz Stein

2 comentários:

Existe Sempre Um Lugar disse...

Votos de Ano Novo Repleto de Felicidade
AG

Mariazita disse...

Bom dia, querida amiga
ESTA É A MINHA MENSAGEM DE ANO NOVO:
Para desejar um feliz Ano Novo faço-me acompanhar DAS PALAVRAS de Carlos Drummond de Andrade, que muito admiro:
“Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.”
FELIZ E PRÓSPERO ANO NOVO
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS