A _ cor _ dar , é preciso !


sábado, setembro 30, 2017

Côr de a criação dos seres .
















O
espírito  tinha  inicialmente ,  a  forma  de  um  homem   e  uma   mulher  enlaçados .
Mais  tarde  ,  este  ser ,  ou  Eu ,  separou -se  em  dois ,  dando   assim 
origem  ao  marido  e  esposa .
Uniu - se  a  ela .   A  humanidade  foi  engendrada  por  esta  união .
A   esposa  perguntou   - se  . . .
Porque   razão   ele  se  une  a  mim ,  tendo - me   engendrado  a  partir  
dele  ? 
Vou  esconder - me .
Ela  transformou - se  em  vaca   e   ele  transformou -se   em   touro .
Ela  transformou - se  sucessivamente   em   jumenta  ,  cabra ,  ovelha ,  etc  .
E   foi  assim  que  tudo  o   que  tem   forma  de   par  foi  criado  na  terra  , 
do  homem   até   às   formigas .












Conto  Indiano 700  a. C. _  Brihadaranya  Upanihad _ 
Rosa do  Mundo  2001  poemas  para  o  futuro .
imagem   _   Adonna  Khare  _

3 comentários:

Luis Filipe Gomes disse...

Percebi a ideia do texto, mas a linguagem não flui. Talvez seja da tradução para português. Estive para comprar o "Rosa do Mundo" várias vezes. Depois acabei por não o fazer não sei bem porquê. Agora fiquei outra vez com curiosidade.

Lilazdavioleta disse...

Tens razão , senti , também , isso , mas mesmo assim gosto do conteúdo .
E tendo em conta a data em foi escrito deve ter dificultado a tradução [ Manuel João Ramos]
O que tenho já o comprei há uns anos , é a 2ª edição , e o preço não foi excessivo .
Tem aspecto de " vivido " , o que gosto , pois já o emprestei várias vezes .

AC disse...

Fez-me lembrar os contos que, outrora, se contavam nos serões familiares, à lareira...

Uma boa semana, Maria :)